A volta dos pardais

Videomonitoramento: “Só serão autuados aqueles que desrespeitam as leis de trânsito”, diz SMTT

Maceió monitorada como em todas as grandes cidades

10/02/2019 por Gabriela Flores e Vanessa Alencar

"Vou responder a mensagem do WhatsApp só enquanto estou parado no congestionamento”. “Dá tempo de passar correndo antes de o sinal ficar vermelho”. “Não vou colocar o cinto porque é bem pertinho”. “Sei que não posso parar aqui, mas é rapidinho”... Essas e outras desculpas tão utilizadas no trânsito poderão ser combatidas com mais facilidade a partir desta segunda-feira (11), em Maceió.

Os motoristas que costumam desrespeitar as regras de trânsito e têm o hábito de “esquecer” algumas determinações, cometendo infrações, devem estar atentos à fiscalização por videomonitoramento, que começa a valer a partir desta segunda-feira, 11, na capital.

Conforme a assessoria de Comunicação da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), o primeiro ponto onde irá funcionar o videomonitoramento é o cruzamento da Rua Deputado José Lages com a Rua Manoel Ribeiro da Rocha, no bairro da Ponta Verde.

“A previsão é que 500 câmeras realizem o videomonitoramento nos principais corredores de transportes de Maceió, onde o objetivo da fiscalização é coibir a prática de infrações de trânsito e, consequentemente, reduzir o número de acidentes nas vias da capital alagoana”, destacou a assessoria.

A equipe técnica da Superintendência ainda está realizando o levantamento de todas as vias que receberão os equipamentos e a conclusão das instalações ainda não tem data prevista.

Infrações comuns

Por meio das imagens registradas nas câmeras, os agentes de trânsito da SMTT poderão flagrar o cometimento de várias infrações, por exemplo, identificar conversões irregulares, ultrapassagem do sinal vermelho, uso do celular ao volante, estacionamento irregular e a não utilização do cinto de segurança.

“Um dos benefícios do videomonitoramento é que ele irá colaborar com a fiscalização já realizada pelos agentes. Vale ressaltar que só serão autuados aqueles motoristas que desrespeitam as leis de trânsito e que colocam em risco a vida de diversos maceioenses. Essa nova tecnologia auxiliará para que tenhamos um trânsito mais seguro e humano a partir da vigilância constante das vias”, esclareceu o titular da SMTT, Antônio Moura, também por meio da assessoria.

Uso do celular

Ouvido pela reportagem do CadaMinuto, o condutor Fernando Daniel, autônomo, disse que é a favor do videomonitoramento. “Infelizmente é comum observar no trânsito que diversos motoristas fazem uso do celular enquanto dirigem e isso é corriqueiro e preocupante porque um segundo de distração pode provocar um grave acidente”.

A assessoria da SMTT reforçou ainda que “os motoristas que forem flagrados irão responder pelas penalidades de acordo com cada infração cometida de acordo com o que estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB)”.

A sinalização vertical indicando que o cruzamento contará com o videomonitoramento foi implantada pelas equipes da Superintendência no dia 30 de janeiro.


Fonte: cadaminuto.com.br

Tags: videomonitoramento: “só serão autuados aqueles que desrespeitam as leis de trânsito” - diz smtt