Bom Jesus dos Navegantes 2019

Festa do Bom Jesus dos Navegantes não repetirá procissão fluvial como antes

As mudanças são inevitáveis ante ao tempo que não para.

05/12/2018 por Por Raul Rodrigues

Não escrevemos este artigo com sabor de vitória. O rio São Francisco agoniza, mas não por culpa dos prefeitos de Penedo. Os fatos foram determinados pelas investidas do capitalismo sem regras de um desenvolvimento sustentável. Erro cometido no mundo. O rio Amarelo na China, e tantos outros são exemplos espalhados pelo planeta água.

As comemorações profanas trouxeram ao longo dos tempos discussões homéricas. A afirmativa de que a festa religiosa poderia manter o numero de visitantes – turistas – se esvai como areia por entre os dedos quais as águas do combalido rio já na UTI ante a presença do sal nas águas antes doces e quase potáveis. Perdemos na qualidade e na quantidade.

Sem a procissão fluvial o ato religioso sofre um baque quase irrecuperável. Era a tradição as dezenas de milhares pessoas no cais ou nas ruas que permitissem ver ao cortejo do Bom Jesus dos Navegantes singrando as águas do caudaloso São Francisco, rio da Unidade Nacional, ou do Velho Chico das piranhas, da Tupan, Tupy e Tupigy, ou ainda antes, do Navio Comendador Peixoto, da canoa Ferroviária, ou das canoas de tolda, chatas e de pescaria, todas elas movidas à vela. Exceto algumas poucas a vapor e roda d’água.

As bandas de pífano, os folguedos das cheganças, da dança da onça, as corridas de canoas e a tradicional disputa da natação. As corridas de jegue, do ovo, de bicicleta, quase tudo indo embora deixando marcas apenas e tão somente nas memorias de quem viveu os melhores tempos da Penedo de poucos desempregados, das fábricas em funcionamento, das praças de taxi do Calazans, do seu Ismar, do Nozinho, do seu Agenor, do Paulo Calumby com seu suntuoso Opala somente empatado pelo colega João Cândido tão profissional quanto cuidadoso.

A festa há de perdurar pelas razões mais óbvias: assim caminha a humanidade!


Fonte: correiodoppovo-al.com.br

Tags: festa do bom jesus dos navegantes não repetirá procissão fluvial como antes

Galeria de fotos