Platão sempre esteve certo!

O que disse Platão sobreo os governos e chegada da tirania

Todos os governantes que chegam ao poder se encantam com o "canto da sereia"!

04/11/2018 por Por Raul Rodrigues

O filosofo que muito escreveu sobre as formas de governo e que a permanência de um governante muito tempo no governo se transformaria em tirania está mais que comprovada no Brasil. Basta anisarmos os três períodos mais recentes dos governantes.

Getúlio Vargas por três vezes presidente iria se tornar em um tirano não fossem os fatos que o derrubaram. A tirania assumida tão logo o povo comece a se rebelar contra o governante e a forma de governo.

Os governos militares ao longo das décadas seguidas se transformariam sim em tirania caso não houvesse o compromisso assumido pelos ex-presidentes, e cumprido por João Batista Figueiredo.

E agora no recente episódio da intentona petista que ainda se anuncia por meio de mobilizações de membros de partidos subservientes ao PT e por ele mantido, cuja intenção era retomar o governo – “tomar o governo” como disse Zé Dirceu – em entrevista gravada em vídeo já apresentada nas redes sociais.

Se formos mais profundos ainda, Getúlio com a Era Vargas e os seus governos Estado Novo, dentre outras nomenclaturas da época. Os militares tachados de ditadores, mas cujas provas são frágeis demais para se concretizar uma ditadura. E a redemocratização que também terminou com sucessivos desastres governamentais a cada governo de em média trinta anos.

Todos tentaram se tornar tiranos. Não aos moldes da barbárie, mas a cada caso com seus próprios caracteres.

A era Bolsonaro que se iniciará em 2019 pode vir a ser seguida por décadas, como pode se expirar tão logo se configure um erro. Muito embora tenha tudo para demorar um pouco mais que o desejado pelos petistas e aliados.  


Fonte: correiodoppovo-al.com.br

Tags: o que disse platão sobreo os governos e chegada da tirania