O Brasil parado no tempo

Brasil: país com governos e governantes desde 1960 sem planos.

Juscelino construiu Brasília que era plano de governo

04/11/2018 por Por Raul Rodrigues

O último Presidente da República Federativa do Brasil que tinha em mente um plano de governo foi Juscelino Kubitscheck. Os demais foram todos aventureiros a cada tempo e mote.

Plano de governo envolve uma construção edificante – para o futuro – e que em termos gerais nosso país foi desenvolvido sim pelos governos militares – não moldes de um plano de governo –, mas pelas ofertas das tecnologias que apontavam para avanço no futuro. Produção de energia elétrica, indústria siderúrgica e automobilista, pontes e estradas, cujas obras ainda estão presentes aos olhos dos brasileiros.

Os presidentes da redemocratização – de José Sarney a Michel Temer – foram meros aventureiros em cujos governos se instalaram motes e nada mais. “Vou acabar com a inflação – José Sarney –, vou matar o tigre com um só tiro – Fernando Collor –, vou devolver meu imposto de renda igual ao que entrei no governo – Itamar Franco –, vou fazer um governo neoliberal – Fernando Henrique Cardoso –, vou reconstruir o Brasil – Luiz Inácio da Silva –, vou erradicar o analfabetismo no país e avançar na educação – Dilma Rousseff –, vou acabar com a corrupção – Michel Temer – o mais impopular de todos os presidentes.

Não construíram nada de edificante. Todos foram sofríveis em suas passagens pelo governo. Não estavam preparados para ao cargo nem para a missão. Foram candidatos da ocasião e baseados em falidos planos econômicos. Nenhum havia conhecido o país nos quatro pontos cardeais antes de se candidatarem. Conheceram durante as campanhas por meio dos jatinhos fretados para as campanhas. É quando botam chapéu de couro na cabeça, dançam xaxado, tomam chimarrão, bebem cafezinho em lanchonetes e barracas em meio às feiras, comem merenda escolar as escolas, abraçam crianças pobres e se dizem amigos do povo brasileiro.

Por isso erramos tanto nos votos.    


Fonte: correiodoppovo-al.com.br

Tags: brasil: país com governos e governantes desde 1960 sem planos.