A despedida do Comendador Peixoto

Uma das últimas imagens do Comendador Peixoto

Navio se despediu rio à dentro para um naufrágio sem volta.

14/09/2018 por Por Raul Rodrigues

O navio Comendador Peixoto marco da navegação fluvial entre as cidades de Penedo e Piranhas nas décadas de 50/60 quando o caudaloso rio São Francisco permitia singrar suas águas as grandes embarcações, este remanescente navio a vapor trazido do rio Amazonas para Penedo pela Comissão do Vale do São Francisco – SUVALE – atual Codevasf, depois adquirido pelo grupo empresarial Peixoto & Gonçalves, daí o batismo de Comendador Peixoto, fez histórias em suas subidas e descidas transportando para Piranhas as novidades advindas das grandes cidades e capitais que cercavam Penedo – Salvador, Aracaju, Maceió e Recife, e de Piranhas trazendo o que era produzido pelos povos do sertão e da s margens do Velho Chico.

Também foi a figura imponente das grandes festas do Senhor Bom Jesus dos Navegantes, sendo marcantes para as pessoas da época fazer o trajeto da maior procissão fluvial do baixo São Francisco a bordo do incomparável navio Comendador Peixoto. Até a tripulação era motivo de orgulho para família Peixoto & Gonçalves todos perfilados e fardados ao comandarem a maior embarcação que percorreu as águas profundas e volumosas do rio da Unidade Nacional entre penedo e Piranhas.

Mas eis que o destino lhe marca data e hora para sair da vida flutuante e ao ser adernado para o seu lado esquerdo desaparecendo parcialmente em meio às águas que tanto lhe serviram de suporte hidrodinâmico para flutuar e navegar. A triste notícia percorria a cidade do penedo e os amantes do velho navio vieram se despedir do Comendador Peixoto com lágrimas aos olhos, quase prevendo o desprezo ao qual foi submetido perdendo-se parte da história das cidades ribeirinhas e do rio São Francisco.

Aqui registramos para os anais da história de Penedo uma das últimas fotos do navio Comendador Peixoto dias antes do seu tombamento ao pé da letra deixando apenas na memória de alguns amantes das embarcações para depois se despedir da vida flutuante para entrar para a história dos naufrágios.
 


Fonte: correiodoppovo-al.com.br

Tags: uma das últimas imagens do comendador peixoto

Galeria de fotos