Chalé dos Loureiros

Chalé dos Loureiros finalmente conclui sua reforma

IPHAN presenteia Penedo com mais uma parte da nossa história resgatada.

14/09/2018 por Por Raul Rodrigues

Um dos mais belos exemplares da riquíssima arquitetura penedense, trazida de modelos europeus pelos seus construtores terá sua reforma entregue ao povo da cidade dos sobrados, das ruas estreitas e largas avenidas, na noite do sábado dia 15, voltando a embelezar a Avenida Getúlio Vargas – antiga Cajueiro Grande – das décadas de 10 a 30.

O Chalé dos Loureiros foi construído pelo engenheiro Joaquim Loureiro no final do século XIX, início do século XX, com requintes da arquitetura francesa e depois vendido ao próspero comerciante José Vieira de Figueiredo, de quem adquiriu o suntuoso prédio o senhor Fernando da Silva Peixoto em 1914 que ainda reformou o Chalé com alguns espaços em seu térreo – socovão – construindo uma adega, uma sala de aulas com possível transformação para uma sala de projeção cinematográfica.

Fernando da Silva Peixoto fez realizar no Chalé dos Loureiros grandes eventos como o “Bal Masque” Baile de Máscaras, em 1916 reunindo a elite penedense da época, incluindo o jornalista Amarantho Filho do Jornal O Luctador que registrou o evento. À época a atual Avenida Getúlio Vargas se chamava de Cajueiro Grande que também denominava o bairro que se estendia até as imediações da Baixa da Lama, atual Praça São Judas Tadeu.

Em 1934 a família do senhor Fernando da Silva Peixoto teve que se mudar para Maceió e posteriormente, em 1937/38, para o Rio de Janeiro onde fixou residência até os últimos dias de suas vidas.

A reforma do Chalé dos Loureiros foi demorada e dividida em três etapas – a primeira quando da liberação de recursos do governo federal por intermédio do então senador Teotônio Vilela Filho, depois como governador, e por fim nesta etapa cuja responsabilidade coube ao IPHAN realizar licitação e fiscalização das obras. Mais uma obra do prefeito Ad Hoc de Penedo, arquiteto e Superintendente do IPHAN Alagoas, Márcio Aloísio.

Que se registre e publique-se para os anais da história.


Fonte: correiodoppovo-al.com.br

Tags: chalé dos loureiros finalmente conclui sua reforma