Congresso

Câmara pode votar projeto que regulamenta o lobby nesta semana

Proposta é de autoria do deputado Carlos Zarattini

16/04/2018 por Redação

A Câmara dos Deputados pode votar o projeto de lei que regulariza o lobby no Parlamento e no Executivo federal nesta semana. A proposta, de autoria do deputado Carlos Zarattini (PT-SP), recebeu um substitutivo da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ). As informações são da Agência Câmara Notícias.

Apresentado no último dia 4, o substitutivo prevê que poderão exercer a atividade de lobista, chamado pelo projeto de agente de relações institucionais e governamentais, qualquer pessoa, física ou jurídica, pública ou privada, inclusive instituições e órgãos públicos.

O lobby poderá ser exercido em processos de decisão política e sua legalização é justificada pelo substitutivo como “atividade legítima que visa a contribuir para o equilíbrio do ambiente normativo e regulatório do País”.

Para atuar junto ao Legislativo e ao Executivo federais, os lobistas poderão pedir seu cadastro na forma de regulamento.

Esse cadastramento garantirá, por exemplo, o direito de apresentar aos tomadores de decisão sugestões de emendas, substitutivos, requerimentos e demais documentos no âmbito do processo legislativo ou regulatório.


Fonte: noticiasaominuto.com.br

Tags: câmara pode votar projeto que regulamenta o lobby nesta semana