Alagoas

AÇÃO PRENDE AGIOTAS COLOMBIANOS EM ALAGOAS

ORGANIZAÇÃO EXTORQUIA PEQUENOS COMERCIANTES, COM JUROS DE ATÉ 50%

14/03/2018 por Redação

Detalhes de uma operação que resultou na prisão de um grupo de sete colombianos acusados de agiotagem foram apresentados ontem, durante entrevista coletiva promovida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Segundo a polícia, os colombianos movimentavam cerca de R$ 5 milhões por mês, em Alagoas, e enviavam todo o dinheiro para a Colômbia.

Foram presos José Leonidas Giraldo Osorio e a esposa Janeth Campo Rivera, apontados como líderes da organização criminosa. Os dois são da cidade colombiana de Cáli e estão em Alagoas desde 2014, desde que compraram uma rota de agiotagem de outro colombiano que já atuava no Estado.

O casal conseguiu expandir os negócios para o interior. Além deles foram presos Luís Alberto Vasco Giraldo, Julian Andres Zambranco Campo, Edwin Alfonso Medina Altamar, Sandra Del Pilar Dominguez Sanchez e Vladimir Hurtado Orejuela

As prisões aconteceram no último dia 5, em cumprimento a dois mandados de busca que resultaram em flagrante. A operação denominada “U$ura” foi executada por integrantes da Polícia Civil e do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), do Ministério Público Estadual (MPE).

Os presos foram enquadrados por pertencerem a uma organização criminosa e por agiotagem. Com eles, foram apreendidos seis planilhas de serviços, extratos de três bancos diferentes, seis motos, dois notebooks, três cadernetas com anotações diversas, sete celulares, um pen drive, diversos cartões de banco e R$ 2.500. As prisões aconteceram em Maceió e em São Miguel dos Campos.

O delegado Mário Jorge, responsável pelas investigações, revelou que há dois meses os colombianos vinham sendo monitorados, após denúncias anônimas sobre grande movimentação de motos em um prédio de classe média na Ponta Verde. “Fomos informados de que vários indivíduos chegavam e saíam com mochilas várias vezes, no mesmo dia, e demoravam pouco no prédio”.


Fonte: gazetaweb.globo.com

Tags: aÇÃo prende agiotas colombianos em alagoas