ECONOMIA

Conta de luz poderá variar por horário

Consumo maior em horário de menor demanda

01/01/2018 por Leda Antunes

Entra em vigor hoje uma nova modalidade de cobrança na conta de luz do consumidor brasileiro. A chamada tarifa branca, que será opcional, estabelece valores diferentes para a energia, conforme o horário em que ela for consumida.

Apenas novos consumidores e aqueles com gasto médio de 500 kWh por mês poderão optar pela tarifa branca neste ano. Em 2019, é a vez dos clientes com gasto médio de 250 kWh. A tarifa estará disponível para todos consumidores só em 2020.

Para alguns, a tarifa branca pode ser uma oportunidade de economizar, mas para outros o efeito pode ser inverso. Isso porque, nesse modelo, haverá horários em que a energia será mais barata do que o método de cobrança convencional, mas em outros intervalos, será bem mais cara.

Serão três horários: ponta, intermediário e fora de ponta. O Agora mostra hoje como irá funcionar a tarifa branca para os clientes da AES Eletropaulo. Nos feriados nacionais e nos finais de semana, o valor é sempre fora de ponta, segundo as regras estabelecidas pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).


Fonte: agora.uol.com.br

Tags: conta de luz poderá variar por horário