publicidade

notícias

12.11.2017 - 21:02   por Redação

Terremoto de magnitude 7,3 mata ao menos 99 na fronteira Iraque-Irã

Tremor provoca desabamentos e centenas de feridos; tremor foi sentido até na Turquia

ANCARA — Um tremor de 7,3 graus na escala Richterdeixou ao menos 99 mortos e 1.500 feridos neste domingo no Iraque e no Irã, onde oito cidades ficaram danificadas. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o terremoto ocorreu 103 quilômetros a sudoeste da cidade de Sulaymaniyah, a uma profundidade de 33 quilômetros. Mas ele foi sentido também na capital, Bagdá, e países próximos, como Turquia e Emirados Árabes Unidos.

Sulaymaniyah, no Norte do Iraque, perto da fronteira com o Irã, é apenas uma das impactadas pelos abalos sísmicos. Pelo menos oito cidades ficaram danificadas no país. Quatro pessoas morreram na localidade de Darbandakhan, disse à AFP o prefeito Nasseh Mulla Hassan. Outras duas morreram em Kalar, segundo o diretor do hospital na cidade, cerca de 70 quilômetros ao sul de Darbandakhan.

"O terremoto foi sentido em várias províncias iranianas na fronteira com o Iraque. Oito aldeias ficaram danificadas. Acabou a eletricidade em algumas aldeias e equipes de resgate foram enviadas para essas áreas", informou a emissora de TV estatal.

- De acordo com o último balanço, seis pessoas morreram em Qasr-e Shirin, e uma em Azgaleh - declarou o governador da província iraniana de Kermanshah, Houshang Bazvand, à agência de notícias ISNA.


O local do terremoto

Tremor de 7,3 graus, no norte do Iraque, foi sentido na capital

TURQUIA
Mossul
Aleppo
IRÃ
Teerã
Kirkuk
EPICENTRO
SÍRIA
103 quilômetros a sudoeste
de Sulaymaniyah
Bagdá
IRAQUE
JORDÂNIA
ARÁBIA SAUDITA


Os serviços de água e eletricidade foram prejudicados em vilarejos e cidades na província de Kermanshah e comunidades ficaram nas ruas por causa da ameaças de novos abalos, disse uma autoridade.

— Até agora não houve relato de vítimas —, acrescentou a fonte, que é da Cruz Vermelha.

Muitas casas em partes rurais da província são feitas de tijolos de barro e são conhecidas por desmoronar facilmente em caso de terremoto.

Nas redes sociais, internautas e jornalistas compartilham imagens registradas no momento dos tremores:

Por Globo.com

Terremoto de magnitude 7,3 mata ao menos 99 na fronteira Iraque-Irã

Segue matéria do Portal Notícias Ao Minuto:

Um grande abalo sísmico com uma magnitude estimada de 7.2 graus Richter atingiu o Curdistão iraquiano às 21h18 locais (16h18 em brasília) neste domingo (12), e foi sentido em vários países próximos como incluindo a Turquia, o Kuwait, Emirados Árabes Unidos e o Qatar.

O governador do distrito de Ghasr-e Shirin’s, Faramarz Akbari, diz que há 61 mortos e cera de 300 de feridos, segundo a agência de notícias estatal IRNA. O chefe da Organização Nacional de Gestão de Desastres, Esmail Najar, afirmou que há diversas pessoas presas sob escombros.

O local do epicentro fica à fronteira com o Irã, a 200 quilômetros a nordeste de Bagdad. De acordo com o jornal português Público, ainda não se sabe a dimensão dos danos materiais ou o registro de vítimas fatais.


Fonte: noticiasaominuto.com.br

Tags: terremoto de 7.2 graus atinge o iraque e deixa pelo menos 61 mortos

galeria de fotos

comentários

deixe seu comentário

publicidade

facebook

@correiodopovoal

Correio do Povo Alagoas © 2012. Todos os direitos reservados