publicidade

Publicidade

notícias

17.05.2017 - 14:01   por Por Raul Rdorigues

Controle de vasão da CHESF compromete abastecimento no baixo São Francisco

Por conta da baixa no nível das águas na subestação da Rocheira, abastecimento pode ficar comprometido

A redução de vasão das águas do rio São Francisco nas hidrelétricas de Sobradinho e Xingó para números nunca antes operados estão a trazer uma série de problemas para as cidades cujas captações das águas dependem da vasão desses dois pontos de controle.

Especificamente em Penedo, cidade ribeirinha situada à margem esquerda do Velho Chico no baixo São Francisco, já começa a sofrer com a redução anunciada para 600m3/seg vez que a sua maior sede de captação de água na Rocheira encontra-se no limite mínimo para funcionamento. Ou seja: se houver mais redução de vasão, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Penedo – o SAAE – terá que envidar esforços para adquirir um sistema flutuante – o que equivale a uma nova subestação – para irrigar o tanque de captação das bombas naquela estação.

Isto representa nada mais nada menos que um custo de R$ 200.000,00(duzentos mil reais) para se manter o abastecimento da maior parte das residências da cidade baixa de Penedo. Sem o flutuante o risco de queima das bombas submersas da subestação da Rocheira é de 100%. O tanque que serve de reservatório para o funcionamento das bombas sempre com água, está na lamina d’água da situação atual. Com mais uma redução trona-se impraticável o funcionamento da subestação da Rocheira.

Por este motivo, nos próximos dias, o senhor Prefeito, Március Beltrão, e o Procurador Geral do Município, Dr. Francisco Souza Guerra estarão se dirigindo ao escritório da CHESF para discutir o assunto, solicitando uma maior compreensão dos fazem o órgão, e principalmente dos responsáveis pela tomada de decisão de redução de vasão sem uma ampla discussão com os ribeirinhos que dependem do nível das águas do rio São Francisco.  
 


Fonte: correiodopovo-al.com.br

Tags: controle de vasão da chesf compromete abastecimento no baixo são francisco

galeria de fotos

comentários

deixe seu comentário

publicidade

facebook

@correiodopovoal

Correio do Povo Alagoas © 2012. Todos os direitos reservados