Maceió debaixo de chuvas

Chuvas em Maceió

Defesa Civil Municipal monitora áreas de risco em toda a região metropolitana

02/05/2014 por Gabriela Flores com assessoria

As fortes chuvas que caem há 24 horas na capital alagoana devem diminuir, porém a promessa de sol ainda está longe. Segundo dados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) as precipitações tendem a ficar mais leves neste sábado (03). No domingo (04), há indícios de poucas precipitações, porém o dia deve continuar nublado.

Durante a noite desta sexta sexta-feira (02) as chuvas devem continuar em toda a faixa litorânea, Baixo São Francisco, Zona da Mata e Agreste.  Já no Sertão o volume de chuvas deve ser menor.

Alerta

Devido à maré alta, que impede o escoamento das águas das  chuvas, o volume de água dos riachos que cortam a região metropolitana está sendo monitorado por equipes da Coordenadoria Municipal  da Defesa Civil Municipal (Comdec).

Nas grotas, onde há diversos pontos de atenção os  Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) estão monitorando os locais que representam riscos à comunidade. Os integrantes dos núcleos também recebem informações sobre residências com rachaduras ou em perigo de desabamento.

Disque Defesa Civil

Os lugares com possibilidade de desabamento e outras áreas de riscos podem ser informados à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Maceió (Comdec) por qualquer cidadão pelo 0800 030 6205 ou 3315-1437, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Após esse horário, as ligações devem ser feitas diretamente para o Corpo de Bombeiros por meio do telefone 193.

Aos sábados e domingos, as ligações devem feitas diretamente para o Corpo de Bombeiros, que após acionado, mobiliza equipes da Comdec.

Orientações

Durante o período de fortes chuvas em Maceió, a Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros fazem recomendações para que a população não seja tão afetada pelas precipitações, seja em casa, nas ruas e até mesmo dentro dos veículos.

Entre as principais orientações, estão as de evitar locais alagados e evitar o contato da água com a pele, além de não procurar abrigo embaixo de árvores.

Outra recomendação é que as pessoas só saiam de suas residências em casos de extrema necessidade e evitem transitar por locais alagados.


Fonte: Cadaminuto.com.br

Tags: chuvas em maceió