São João em Maceió

Arraiais dos bairros de Maceió

Tema deste ano é “De Jacinto a Tororó”, em homenagem aos grandes nomes da música nordestina

14/05/2013 por Livia Leão

Foi prorrogado, até o dia 22 de maio, o prazo para as inscrições no edital para a seleção de arraias de bairros para as festividades juninas da capital, segundo informações divulgadas pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC). A prefeitura seleciona 50 projetos, sendo um para cada bairro da capital, que serão custeados pelo poder público municipal.

Cada proposta de arraial selecionado receberá a título de ajuda de custo o valor de R$ 5 mil para a organização do evento. O processo de inscrição é muito simples. O proponente deve preencher um formulário informando o nome do palhoção e uma proposta justificando como se dará a participação da comunidade.

Conforme Vinícios Palmeira, presidente da Fundação, a procura está abaixo do esperado. “Aproveito para fazer um chamamento e convocar as lideranças de bairros, os presidentes de associações e a comunidade em geral. Queremos a participação popular no nosso São João, por isso é importante que tenhamos arraiais em todos os bairros”, disse o presidente da FMAC, Vinícius Palmeira.

De acordo com o gerente de políticas culturais da FMAC, Amaurício de Jesus, as inscrições devem ser realizadas a partir de elementos institucionais, tornando-se imprescindível a apresentação do CNPJ de uma instituição ligada à comunidade, a exemplo das associações de bairros, igrejas e grupos culturais, como quadrilhas juninas e cocos de roda.

A exigência do CNPJ é uma forma da FMAC condicionar os produtores culturais à legalidade possibilitando, inclusive, que as instituições possam alçar voos maiores e participar de concursos, não apenas na esfera municipal, por meio de editais.

O edital está disponível para consulta na sede da FMAC, que fica na Avenida da Paz, 900, Jaraguá; e para download no site www.culturamaceio.com.br/saojoaoemaceio. A prazo de inscrição para dos artistas locais está sendo encerrado às 14h desta sexta-feira.

Intitulada ‘De Jacinto a Tororó, São João é em Maceió’, a festa junina da capital reunirá mais de 70 grupos de artistas alagoanos. É a maior concentração de talentos locais já vista na história dos festejos oficiais na cidade. Serão 27 atrações locais e mais 27 trios de forró no Arraial Central, no bairro Jaraguá; nove bandas envolvidas na programação do Forrock, na Jatiúca; e nove trios de forró para o Forró nos Mercados do Jacintinho, Jaraguá e do Artesanato.


Fonte: Correspondente de Maceió

Tags: são joão em maceió