Maceió

Termina hoje prazo para prestação de contas ao TRE

Os eleitos no pleito de outubro que deixarem de cumbrir a obrigação junto ao TRE não serão diplomados.

06/11/2012 por Redação

O prazo para que os candidatos a prefeito e vereador nas eleições deste ano prestem contas do que foi investido nas campanhas ao Tribunal Regional Eleitoral em Alagoas. Os eleitos no pleito de outubro que deixarem de cumbrir a obrigação junto ao TRE não serão diplomados.
Até o fim da noite desta segunda-feira (5), nenhum dos oito candidatos a prefeito de Maceió haviam apresentado suas contas para análise do tribunal. Na capital alagoana, estão sendo esperadas 548 prestações de contas de candidatos a prefeito e vererador.
Para todo o Estado, a expectativa do TRE é de receber 7.466 prestações de contas. Os candidatos precisam ficar atento ao horário, já que os foruns eleitorais no interior funcionam até as 14h30. Já em Maceió, o atendimento acontece até as 19 horas.
Além das contas dos candidatos e dos comitês financeiros, os diretórios municipais e estaduais deverão prestar contas no mesmo prazo.
Prestação on line
No dia 11 de outubro do corrente ano, o TSE inovou e disponibilizou o Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE), inovação esta onde possibilita que candidatos, comitês financeiros e partidos políticos possam enviar suas prestações de contas finais pela internet. O programa pode ser baixado por meio do link http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2012/prestacao-de-contas/sistema-de-prestacao-de-contas-eleitorais-spce
Vale lembrar que o envio das prestações de contas finais pela internet não desobriga aos candidatos, comitês financeiros e partidos políticos do dever da entrega de todos os seus demonstrativos e peças na forma impressa e devidamente assinados, à Justiça Eleitoral, dentro do prazo legal, ou seja, até 6 de novembro de 2012, ocasião em que será realizada a conferência e a validação do número de controle da sua entrega. Para isso, deverá ser observado o horário de funcionamento dos cartórios eleitorais da capital e do interior e da Secretaria do Tribunal. Desse modo, somente serão consideradas prestadas as contas que forem tempestivamente validadas pela Justiça Eleitoral.


Fonte: Tudonahora